Acompanhe:
Livros TAG

TAG: Meus Hábitos de Leitura

– ESTE POST FOI INTERROMPIDO PARA ANUNCIAR QUE:
ESTAMOS DE CARA NOVA!! –
(o que vocês provavelmente já perceberam)
MAS SIM! O blog passou por uma mega reforma visual, tá todo ~lyndo e rosa~ pelas graças da Algodão Doce Design, E AGORA TAMBÉM TEM FANPAGE NO FACEBOOK! Que vocês podem curtir tanto pelo ícone na lateral do blog quanto clicando neste link –AQUI
Obrigada por me ajudarem a fazer o Sentimentaligrafia crescer e conquistar cada vez mais espaço! Vejo vocês no Facebook!
– E AGORA VOLTAMOS COM A NOSSA PROGRAMAÇÃO-

Reprodução

Reprodução

Eu adoro TAGs e eu adoro livros, e eu também não acredito em coincidências. Ver essa TAG respondida em um ou dois blogs que eu sigo pode ser acaso, agora ver esse post bem umas TRINTA VEZES, é Deus me mandando dividir meus hábitos literários com vocês. Depois que eu li o post da Juliana, decidi que era hora de brincar também!

1. Quando você lê? (manhã, tarde, noite, o dia inteiro ou quando tem tempo)
Eu lia muito no ônibus na época em que eu ia e voltava de São Roque todos os dias para ir pra faculdade. Em um episódio em que o ônibus quebrou e teve uma enchente, tudo ao mesmo tempo, eu li Os Sofrimentos do Jovem Werther do começo ao fim, em uma sentada. Naquela época eu lia quase dois livros por semana, o que era ótimo pro meu humor e péssimo pro meu bolso, e os funcionários da livraria da Barra Funda já me conheciam pelo nome.

Hoje, já que eu não disponho mais de 4 horas diárias no trânsito, eu costumo ler durante as aulas mais chatas (confesso), durante as horas mais tranquilas no trabalho e, mais raramente, principalmente quando o objetivo é acabar o livro, em casa. Eu nunca saio de casa sem um livro na bolsa, então meio que qualquer hora é hora, mas eu dou preferência pros períodos longos em que eu não vou ser interrompida e posso eventualmente esfregar o livro na minha cara em paz.

2. Você lê apenas um livro de cada vez?
Houve um episódio em que eu estava lendo uns quatro ao mesmo tempo, mas eu não funciono assim. Sempre um deles vai me chamar mais a atenção e eu não vou conseguir me controlar pra ler um pouquinho de cada, então prefiro terminar um para depois me dedicar ao outro. O único causo recente de eu começar uma leitura durante a outra foi quando eu esqueci meu livro em casa antes de ir para o trabalho, e eu terminei o que eu tinha para fazer tão rápido que precisei passar numa livraria ali perto e comprar um livro novo para não morrer de tédio.

3. Qual seu lugar favorito para ler?
Qualquer lugar é um bom lugar, na verdade. Eu leio mais na cama ou na mesa do trabalho/faculdade, mas eventualmente gosto de ir para lugares tipo parques, praças, praias etc – lugares bonitos e tranquilos – para ler sem sentir o tempo passar. Inclusive, a única função de uma praia na minha vida é ler meu livro longe de distrações tipo internet.

4. O que você faz primeiro: lê o livro ou assiste o filme?
Esse tem sido um conflito interno meu. Se eu leio o livro primeiro, o filme fatalmente vai me desapontar, porque eu vou me apegar muito a algumas cenas que obviamente não vão ficar do jeito que eu imaginava no filme e isso vai me desapontar  – HARRY DID YAH PUT YAH NAME IN DA GOBLET OF FIRAH – muito. Então acho que estou mais segura vendo o filme primeiro, ainda que isso resulte em ler o livro com um tom mais crítico, dependendo da minha opinião sobre a adaptação.

5. Qual formato de livro prefere? (áudio-livro, e-book ou livro físico)
Hands down: livros físicos. Venci um pouco do preconceito que eu tinha com e-books por causa do Euclides, que tem uma biblioteca invejável dentro daquele bichinho, mas admito que ainda não dei uma chance pro aparelho. Eu gosto de folhear o livro, ler trechos aleatórios e reler frases impactantes, e inclusive lotar o livro de tags coloridas nas partes mais legais da história, e não dá pra fazer nada disso num Kindle da vida, o que tira parte da graça. Eu ainda não tive experiências com áudio-livros, mas tenho, cortesia do Euclides, Dom Quixote lido em espanhol, pra treinar a pronúncia e o sotaque. Inclusive, tá aí a MELHOR função do mundo pros audiobooks, fica a dica.

6. Você tem algum hábito exclusivo ao ler?
Como eu disse ali em cima, eu curto encher o livro de tags coloridas e, eventualmente, um post-it ou outro. Tinha muito preconceito com isso e não entendia quem lotava o livro de etiquetas, até que eu comecei a ler A Revolta de Atlas e me deparava com trechos tão incríveis por si só, ou tão importantes pra história, que eu achei melhor ir etiquetando tudo ao invés de procurar loucamente pelo trecho mais tarde. Quando eu percebi, levei esse costume para todos os outros livros. Também gosto de usar um pedaço de sulfite em branco como marcador para ir copiando trechos, frases e páginas que eu gostei muito, o que ajuda bastante nas resenhas. Eu também mantenho um caderninho que, além de anotar as ideias pro blog, eu uso como um diário de leitura, para garantir que eu não vá esquecer nada importante na hora de resenhar.

7. As capas de uma série têm que combinar ou não importa?
Ah… Eu curto padrões. Eu gosto quando as capas combinam ou se completam de alguma forma. Se um livro está conectado ao outro, não vejo motivo para que as capas também não tenham conexões. Parece-me algo meio burro ter uma série de livros em que as capas não têm nada a ver umas com as outras, afinal a ideia é que eu olhe para um livro e consiga conectá-lo ao outro e reconhecê-lo como parte da história que eu estou lendo. Então sim, capas combinando por favor.

Se você já viu essa TAG respondida em outros blogs e AINDA não a respondeu, então sim, esse post é Deus te mandando entrar no jogo também! Faz lá e depois me conta!

Compartilhe:
Comente:
Post Anterior Próximo Post

Você também pode gostar de:

5 Comentários

  • Responder Aláina Vanzella

    Eu também leio aonde da um tempinho, no almoço, no ônibus, na faculdade e as vezes em casa. Eu estou começando com a mania de por post its agora e ajuda muito a recordar as paginas preferidas. Adorei suas respostas!
    Hurricane Stars

    11 de dezembro de 2015 às 19:22
  • Responder Yasmin

    Ah, antes eu lia demais quando fazia facul, mas com trabalho e tal é mais complicado, mas tambem seeempre tenho um livro na bolsa/mochila! 😀 Post-it em livros, tamo junto! ^^ Livros sempre com aquele cheirinho de papel e capas combinando em séries. Posso te abraçar? Heheh. Amei a TAG! 😉
    Ah, o layout é lindo, adorei a page e vamo que vamo! o/
    Beijo, Min – http://www.yasminbueno.com

    11 de dezembro de 2015 às 22:29
  • Responder Marcela Fabreti de Oliveira

    Isso de post-it é quase que uma maldição, porque você faz em um livro e quando percebe tá fazendo em tudo, até em livro da biblioteca (eu)… e o pior é que o bichinho custa caro! Mas não tem preço você abrir o livro numa página taggeada e saber EXATAMENTE o que procurar!

    14 de dezembro de 2015 às 01:59
  • Responder Marcela Fabreti de Oliveira

    VEM CÁ, ME ABRAÇA <3

    14 de dezembro de 2015 às 02:00
  • Responder Juliana Calió

    Eeeee, você respondeu <3
    Sei que demorei absurdamente pra ver, mas andei meio afastada do blog esses tempos 🙁
    Dê uma chance pro Kindle, ele é amor!
    Também tinha um preconceito, mas quando me rendi a ele foi felicidade pura

    2 de Janeiro de 2016 às 17:23
  • Deixe uma Resposta